top of page

HISTÓRIA DO KUNG FU MAO

 

A Origem


O Kung Fu é um sistema de luta desenvolvida na China no Templo Shao-Lin. A expressão Kung Fu (= Kung + Fu), pode ser traduzida de várias maneiras, como por exemplo: "Tempo de habilidade" e Trabalho árduo .

Não há um registro certo que indica quando o Kung Fu foi desenvolvido, mas estima-se que seu desenvolvimento ocorreu há cinco mil anos. Alguns documentos, como o Livro dos Ritos , o qual fora redigido durante a dinastia Chou entre os anos de 1066 A.C e 403 A.C, já mencionava a existência das artes marciais. Inicialmente havia apenas exercícios respiratórios, mentais e de cultura física, os quais foram desenvolvidos e praticados por monges Taoístas.

Em seguida, um estudo profundo foi feito pelos monges com grande capacidade de percepção, observando as lutas dos animais e introduzindo suas formas aos movimentos conhecidos, classificando-os em cinco distintos estilos: o Tigre, a Garça, o Leopardo, a Serpente e o Dragão, conhecidos como as cinco formas do Kung Fu, sendo que posteriormente foram criados vários outros estilos como o Macaco, o Louva-a-Deus, a Águia entre outros que hoje em dia calculam-se centenas de estilos difundidos por toda China após a destruição do Templo Shao-Lin.
O Kung fu foi trazido para o Brasil no final da década de 60 por imigrantes chineses e vem se desenvolvendo a cada ano que passa, podendo ser treinado por todos, homens, mulheres, crianças e até idosos. Com a prática frequente do Kung Fu o praticante pode logo perceber a melhora em seu estado físico, mental e espiritual.

 

Kung fu MAO

 

O Kung fu Mao Chuen (punho do gato), podendo ser citado apenas MAO (gato), treinado na região sul da china próximo há Mongólia, principal rival dos países asiáticos na época. A China precisava de guerreiros fortes e ágeis, por fazer parte da fronteira de um país agressivo a própria Mongólia. Portanto esse estilo hoje em dia é considerado um dos raros estilos tradicionais que traz toda a disciplina e hierarquia dos exércitos que defendiam aquela fronteira, suas técnicas são fortes proporcionando o atleta uma arte de defesa pessoal implacável e grande habilidade física, trazendo junto os princípios que tem que ser seguido com uma rígida cobrança, como a Honra e Lealdade entre outros. Também traz uma tradição religiosa, onde todos tem o dever de seguir o caminho espiritual, a Fé do praticante é sempre treinada para que ele nunca esqueça que existe um ser maior que ele.

 

No Brasil, o Kung fu Mao teve inicio de suas atividades na cidade de Osasco, com o grão mestre Ronaldo Candido Ferreira em 30/10/1967. Esse iniciado por um chinês onde passou o estilo, trazendo junto os princípios que tem que ser seguido com uma rígida cobraça, como a Honra e Lealdade entre outros. Também traz uma tradição religiosa, onde todos tem o dever de seguir o caminho espiritual, a Fé do praticante é sempre treinada para que ele nunca esqueça que a um ser maior que ele. Hoje este estilo esta espalhado pelo Brasil e pelo mundo atraves de seus alunos graduados.

 

Escola Tradicional de Kung fu Mao

 

Em 1997, o professor Willians da Graça Lima, iniciou um novo projeto de aulas no Ginásio Ayrton Sena, na cidade de Carapicuíba, onde teve o nome de escola de kung fu MAO.

Em 2001 mudou-se para a cidade de Avaré, interior de são Paulo, deixando à academia sob os cuidados de seu aluno e professor Edmundo Cleber Machado e de mais dois instrutores.

Em 2006, formou-se professor, Everton Rodrigues Lopes, que a partir de então, vem sendo o responsável pelo grupo.

Com novos projetos e novo nome a Escola Tradicional de Kung fu Mao, conta hoje com o desenvolvimento de aulas específicas para crianças de até 12 anos; aulas para adolescentes e adultos, uma turma voltada para terceira idade e atividades, como cursos internos e externos de aperfeiçoamento em diversas áreas, tudo isso, para que o aluno desenvolva sua cultura e se profissionalize na arte.

 

 Beneficíos ao práticante

 

Melhora a atenção e senso de percepção e reflexo;
Auxilia a ampliar a orientação espacial e temporal;
Melhora o equilíbrio;
Auxilia no fortalecimento e condicionamento do corpo;
Aumenta na coordenação motora;
Permite a interação com outros praticantes incentivando a inclusão social e aumentando o laço sócio afetivo;
Proporciona o auto-conhecimento;
Prepara o praticante para a transposição de dificuldades;
Estimula a autoconfiança;
Auxilia no melhoramento do equilíbrio emocional;
Incentiva a paz e harmonia;
Ensina princípios como liberdade, igualdade e fraternidade.

 

ESCOLA TRADICIONAL

KUNG FU MAO

Escola Tradicional de Kung Fu MAO

  • w-facebook
bottom of page